DESTINOS CIDADES DE MG PARA QUEM QUER VIAJAR NO CARNAVAL E FUGIR DA FOLIA

DESTINOS CIDADES DE MG PARA QUEM QUER VIAJAR NO CARNAVAL E FUGIR DA FOLIA

Quando chega o carnaval, você é do tipo de pessoa que prefere fugir dos blocos e curtir o feriadão num lugar mais tranquilo, bem longe da multidão? Então, uma boa opção é viajar nessa época e conhecer as cidades de Minas Gerais que oferecem dias relaxantes com paisagens inesquecíveis e contato mais próximo com a natureza.

Afinal, fazer isso ajuda a recarregar as energias para verdadeiramente iniciar o ano com o pé direito. Pensando nisso, elaboramos este artigo com diversas cidades mineiras para você aproveitar e explorar trilhas, reservas naturais e fazer passeios ecoturísticos. Continue a leitura e escolha para onde você vai viajar no carnaval!

1. Conceição do Mato Dentro

Por ser uma cidade pequena, Conceição do Mato de Dentro fornece aos turistas aquela sensação de aconchego e calmaria. No entanto, isso não significa que ela é recomendada apenas para quem só quer relaxar, já que os aventureiros de plantão podem se arriscar a conhecer a Cachoeira do Tabuleiro.

Esse é um atrativo de difícil acesso, por isso, recomenda-se a contratação de guias turísticos para auxiliar na caminhada. Como é a terceira maior queda d’água do País, sendo também considerada uma das mais bonitas, a Cachoeira do Tabuleiro vale a visita.

A vegetação com maior predominância na região do Tabuleiro é o campo rupestre, com capões de mata atlântica e algumas espécies de cerrado.

2. Monte Verde

Com um clima montanhoso de cidade romântica e bucólica, apelidada de “Campos do Jordão” mineira, Monte Verde também é um ótimo destino para quem deseja fugir da folia. Ao chegar ao local, você logo se esquece da confusão das grandes cidades e se depara com construções rústicas e ruas recheadas de verde.

Dessa forma, é um bom lugar para relaxar, conhecendo museus, galerias e lojas, mas os aventureiros também podem encontrar emoção na cidade. Isso porque existe o ecoturismo por meio das conhecidas trilhas, que são o do Pico Selado e a Pedra Redonda, principalmente, e uma enorme tirolesa localizada a 70 metros do chão e um quilômetro de queda.

As lindas paisagens naturais, culinária deliciosa e as baixas temperaturas fazem com que o turismo em Monte Verde esteja entre os favoritos dos casais apaixonados. A cidade fica a aproximadamente 480 km de Belo Horizonte.

3. Brumadinho

Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a cidade de Brumadinho está a apenas 60 km de distância da capital. Ela é um dos principais polos turísticos e culturais do estado, oferecendo opções de passeios para todos os gostos.

Quem gosta de contato com a natureza pode conhecer o Parque Estadual do Rola Moça, que conta com cachoeiras, trilhas e mirante. Já para os amantes da cachaça, o roteiro “Rota da Cachaça” é imperdível, pois mostra a produção da bebida e a história de produtores locais. Por fim, aos que apreciam a arte, o Instituto Inhotim é parada obrigatória, sendo considerado o maior centro de arte ao ar livre de todo o mundo.

Mesmo com desastre de Brumadinho a mesma ainda apresenta uma grande variedade de opções para quem gosta de tranquilidade. A cidade tenta se erguer e com certeza em breve voltará a ser um dos destinos mais procurados em MG.

Inhotim é um dos maiores centros de arte ao ar livre da América Latina. O lugar possui um dos acervos de arte contemporânea mais interessantes do Brasil, além de uma coleção botânica repleta de espécies raras e deslumbrantes.

4. Ibitipoca

Para quem gosta conhecer lugares com paisagens que parecem ter sido desenhadas, Ibitipoca é a cidade certa para viajar no carnaval. O local conta com o Parque Estadual de Ibitipoca, que tem 1.488 hectares permeados por piscinas naturais, grutas, cachoeiras e trilhas.

Para conhecer o parque, você pode escolher uma das três trilhas, sendo o Circuito das Águas considerado o mais tranquilo para pessoas que não têm muita resistência física. Já a Janela do Céu é a mais requisita por fornecer uma vista exuberante. Após o passeio, ainda é possível se deliciar com o ambiente calmo da cidade, passeando pelas lojas, bares e restaurantes do centro.

A belíssima Janela do Céu em Ibitipoca. (Foto por: Renata Ferreira, via: Trilhando Montanhas

5. Caldas

Se você procura uma cidade pequena cercada de cachoeiras e morros, Caldas é a escolha certa. O local é um dos mais antigos do interior mineiro, contando com apenas 14 mil habitantes e, por isso, é ideal para quem quer fugir da multidão no carnaval.

Durante o feriadão, vale a pena conhecer a culinária mineira produzida na região, como doces, vinhos e biscoitos. Já em relação aos passeios, você pode visitar o parque em Pocinhos do Rio Verde e caminhar pela trilha da Pedra Branca e da Pedra do Coração.

Os Pocinhos do Rio Verde é uma belíssima estância hidromineral de Caldas. Foto por: Eliria Buso – Via: Qual Viagem

7. Carrancas

Em Carrancas, o carnaval acontece 15 dias antes do calendário oficial devido à tradição religiosa da cidade. Durante o feriado, muitos moradores deixam a cidade e se locomovem para retiros espirituais. Então, se você deseja calmaria, não precisa se preocupar com blocos e demais festividades pela cidade.

Por ser um destino perfeito para os amantes do ecoturismo, Carrancas ganhou o apelido de “Cidade das Cachoeiras”, já que, ao todo, existem mais de 70 delas! Recomendamos a visita ao Complexo da Zilda, que tem um escorregador natural. Outra opção é visitar o complexo de Vargem Grande, que oferece paisagens naturais belíssimas como as águas límpidas do Poço Esmeralda.

Na região Sul de Minas Gerais, uma cidade se destaca como polo nacional do ecoturismo. Conhecida como “Terra das cachoeiras”, Carrancas presenteia os visitantes e moradores com mais de 30 complexos mapeados.

8. Aiuruoca

Assim como Carrancas, Aiuruoca comemora o carnaval antecipadamente. Nesse caso, acontece uma semana antes do calendário nacional. A cidade tem quase 80 cachoeiras, e a Cachoeira dos Garcias é uma das mais emblemáticas, com os seus 30 metros de altura.

Existem ainda outras quedas d’água que merecem sua visita, como a Cachoeira do Tombo, a do Batuque e a das Fadas. Chegando a esses locais, basta se esticar nas pedras, tomar sol e aproveitar a tranquilidade da natureza.

O ponto turístico mais conhecido é o Pico do Papagaio, localizado no Parque Estadual da Serra do Papagaio. Além dele, também vale a pena visitar a Reserva Ambiental do Mututu e o Vale dos Garcias.

Amanhecer no cume do Pico do Papagaio – Aiuruoca-MG –  a aproximadamente 2100m de altitude. (Imagem via: Horizonte Vertical)

9. Serra da Canastra

A Serra da Canastra é um destino turístico para quem gosta de emoção. Para aproveitá-la, você precisa conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, que é dividido em duas partes, sendo a primeira a parte alta, que tem três portarias, e a parte baixa, com apenas uma portaria.

A vegetação desse parque apresenta uma transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, que é um dos pontos positivos do local, mas certamente um ponto negativo é a falta de infraestrutura, inclusive das estradas, que são de terra.

Ao visitá-lo, você se depara com diversas cachoeiras belas, em especial a Cachoeira Casca D’Anta, que é a mais famosa e pode ser acessada tanto pela parte alta quanto pela baixa. Além disso, no parque, você pode fazer rapel, canoagem e motocross. Depois do passeio, não se esqueça de provar o verdadeiro queijo Canastra!

A Serra da Canastra é bastante rica em águas e repleta de cachoeiras que caem dos seus paredões.

Independentemente da sua escolha para viajar no carnaval, é fundamental fazer um planejamento para que a experiência seja proveitosa. Afinal, você não quer sofrer com imprevistos desagradáveis, não é mesmo? Uma das maneiras de evitar isso é fazer a locação de carro para transitar tranquilamente pela cidade.

Então, já decidiu para onde vai? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e convide seus amigos para uma viagem de carnaval inesquecível!

COMENTARIOS NESSA NOTÍCIA
PARTICIPE DA MATERIA, DEIXE SEU COMENTARIO !

Enviar Comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias

error: Content is protected !!